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Escola Alencar - Ceilândia

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Home Conteúdo Semanal 6º Ano (5ª Série)
6º Ano (5ª Série)

Exercícios complementares

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 A civilização hindu

Surgida pela ocupação dos árias (um povo da Ásia central) na planície do rio Ganges. Eles são os criadores da civilização védica, também é nesse contexto que surge a religião hinduísta.

Sobre essa religião é importante falarmos sobre o sistema de castas. Trata-se de um sistema criado dentro do hinduísmo no qual as castas surgiram a partir de diferentes partes do corpo do primeiro homem, como vimos em sala pelo nosso livro. Relembrando as castas

* Sociedade. A sociedade da Índia, que se fora aos poucos estruturando, dividia-se em rígidas camadas sociais, as castas, consideradas de instituição divina. As pessoas pertenciam a uma determinada casta por nascimento; não podiam mudar de casta, nem casar ou ter o menor contato com elementos de outra casta.

* Religião. As crenças religiosas mais antigas da Índia encontram-se documentadas em vários textos sagrados, redigidos em língua sânscrita, dentre os quais sobressaem os Vedas.

Os textos sagrados revelam a crença em uma série de divindades personificadoras das forças da natureza, afirmam a sobrevivência da alma e a íntima comunhão de cada indivíduo com o universo.

Por volta de 500 a.C. surgiram, na Índia, os ensinamentos morais e filosóficos de um membro da casta guerreira, Sidarta Gautama, conhecido como Buda (Iluminado). Esses ensinamentos, ganhando muitos adeptos, transformaram-se em religião, a religião budista. O budismo prega a gradativa purificação do homem, a fim de permitir-lhe vencer o sofrimento e a miséria, conduzindo-o à perfeita paz e liberdade do espírito (o Nirvana).

A religião budista tornou-se religião oficial em parte da Índia (século III a.C.) e penetrou, a seguir, em outras regiões do Extremo Oriente, como China, Japão, Ceilão, Tibete.

Com a expansão dos árabes até a Índia, aí se difundiu também a crença muçulmana; e o domínio dos turcos acabou intensificando a islamização de boa parte dos territórios indianos.

Sacerdotes (brâmanes),governantes e guerreiros (xátrias), mercadores e agricultores (vaixás), criados e escravos (sudras), intocáveis (dalits)

E qual o significado dessas castas?

As castas serviam como um meio de manter o poder entre a elite (os brâmanes e os xátrias) sobre o resto da população. Podemos afirmar também que as castas criam e mantém uma forte desigualdade social. Por isso, outras religiões passaram a ganhar alguns adeptos, como o budismo e o islamismo.

A civilização chinesa

Assim como as demais civilizações estudadas até o momento, os chineses também fizeram uso das cheias de um rio (rio Amarelo) para desenvolver a sua civilização.

* Filosofia e religião da China. A civilização chinesa, desde os mais remotos tempos, apoiou-se nos princípios filosóficos expressos no Tao (= caminho), que oferecia aos homens uma solução prática para a vida.

No século VI a.C., o pensador Lao-Tsé, baseando-se no Tao, desenvolveu uma doutrina filosófica, o taoísmo, que aconselhava sobretudo a meditação, a fim de permitir ao homem, penetrando em seu mundo interior, sentir melhor as forças básicas do universo. Essa doutrina filosófica transformou-se em religião cuja essência consiste em ser o homem bom, humilde, tolerante, devendo respeitar ao máximo as leis da natureza.

No século V a.C., outro grande pensador,Confúcio, sublinhou a ideia de que o homem pode vir a ser feliz na Terra, bastando para tanto desenvolver todas as boas qualidades que a natureza humana encerra; e, como Lao-Tsé, pregou a bondade, a tolerância e o respeito. Além disso, relevou especialmente as vantagens da educação, das boas maneiras, da tradição, para a conquista de um harmonioso relacionamento humano entre todas as classes sociais.

Os ensinamentos de Confúcio transformaram-se para o povo da China em um admirável sistema de princípios morais e, através da obra de seus seguidores, tornou-se doutrina conhecida por confucionismo.

O taoísmo, o confucionismo e depois o budismo (vindo da Índia) desempenharam papel importante na história da civilização e da cultura chinesa.

* Evolução histórica da China. O regime de governo predominante na China era a monarquia teocrática: o imperador intitulava-se filho de Deus, encarnando a suprema autoridade política e religiosa. Dentre as várias dinastias imperiais que governaram a China destacaram-se:

As primeiras dinastias

Dinastia Chang

Essa dinastia controlou a região próxima ao rio Amarelo, na atual província de Henan entre 1750 a. C e 1122 a. C. Sob essa dinastia a agricultura era controlada porque as ferramentas eram de propriedade real, assim como os celeiros onde eram guardadas as colheitas. Nesse contexto já eram desenvolvidos artesanatos e a utilização do bronze em armas, para torná-las mais resistentes, além de desenvolverem a escrita e um calendário.

Império Chin

No período do Império Chin as armas dos chefes locais foram controladas e os camponeses foram desobrigados a obedecer os senhores locais. Por outro lado deviam pagar impostos e trabalhar em obras públicas e prestar serviço militar.

Para melhor administrar o império os territórios foram divididos em províncias que ficavam a cargo dos mandarins, funcionários que possuíam domínio da escrita e da leitura. Devemos destacar também a unificação dos pesos e medidas, das moedas e da escrita. Porém, o império entrou em declínio em consequência dos impostos e conflitos internos.

Dinastia Han

O império foi dividido entre familiares e colaboradores em troca de apoio.

Rota da Seda: É a ampliação do comércio e da rota comercial da China até a Europa.

É sob essa dinastia houve o domínio da metalurgia do ferro, sendo aplicado em arados e moinhos, fato que melhora a produção de alimentos. No entanto, há um aumento da desigualdade nesse contexto porque os agricultores precisavam entregar uma parcela considerável da sua produção para os donos da terra. Por isso, revoltas camponesas geraram fortes conflitos, o que provocou a queda da dinastia e o fim definitivo do Império.

Exercícios

 

1)                 Como surgiu a Índia¿

2)                 Como se formou a civilização Védica?

3)                 Qual é a religião da Índia?

4)                 Como estava formada a sociedade na Índia?

5)                 Quais eram as principais castas?

6)                 Explique porque outras religiões ganharam seguidores na Índia.

7)                 Quem foi Sidarta Gautama?

8)                 O que prega o Budismo?

9)                 Como se intensificou o islamismo na Índia?

10)              Como e quando surgiu a civilização chinesa?

11)              Quais os rios fundamentais para a ocupação populacional da China?

12)              Qual a história da Muralha da China?

13)              Qual a religião do povo chinês e suas características?

14)              Qual foi a dinastia que originou o nome da china?

15)              Explique o que foi a dinastia Han.

 

 

Atividades de Espanhol

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 PREGUNTAS ACERCA DE LA PELÍCULA ANILLO DE FUEGO

 

1-  ¿Cuáles son los personajes de la historia?

2-  ¿Cuál es el nombre de los monstruos y el significado de sus nombres?

3-  ¿Qué es el Círculo de Fuego (Anillo de Fuego del Pacífico)?

4- ¿Cuál es el nombre del robo principal de la película?

5-  ¿Cuál es el nombre de todos los Jaegers envueltos en la película?

6-  ¿Qué crees que convenció el piloto del Gipsy Danger a salir de la muraleja y volver al el Jaeger?

7-  ¿Cuál es el nombre del capitán y de los dos cientistas de proyecto Jaeger que están en la resistencia?

8-  ¿Qué Mako Mori tanto debe obediencia a el capitán?

9- ¿En tu opinión es posible que se pase en el mundo lo que se pasó en la película?

10-  ¿En tu opinión cual debería ser la otra final de la película, cuente brevemente?

 

Conteúdo semanal 24/08 a 26/08

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24/08/2016

 

- Exercícios de revisão para a Avaliação parcial de Geografia.

 

25/08/2016

 

- Avaliação parcial de Geografia.

 

 

 

 

 

Última atualização em Seg, 29 de Agosto de 2016 11:05
 

Conteúdo semanal espanhol

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 Ø  6º ano

Ø  13/05/2016

 

ü  Módulo 03 – páginas de 28 a 35.

ü  Utilizaremos dicionário, quadro, pincel, livro didático de espanhol, imaginação, cd player ou computador para reprodução do cd.

ü  Aula de 40 min, debates e diálogos sobre os textos apresentados, opiniões sobre o módulo que fala La calle (a rua) expressões formais e informais.

ü  Verbos no presente do indicativo.

 

Ø  20/05/2016

 

ü  Correção da folha de atividades passada na aula do dia 06/05/2016, pequena revisão sobre o módulo 03 e correção das atividades das páginas 28 a 35, término do módulo com as páginas 36 a 37.

ü  Utilizaremos folha de atividades, quadro pincel, livro didático de espanhol, cd player ou computador para a reprodução do cd e da música a ser passada.

ü  Aula de 40 min, uma música sobre o presente de indicativo será passada para ajudar na fixação e entendimento do assunto sobre os verbos.

ü  Limón y sal – Julieta Venegas.

 

Ø  27/05/2016

 

ü  Módulo 04 – páginas de 38 a 42.

ü  Utilizaremos dicionário, quadro, pincel, livro didático de espanhol, cd player ou computador para reprodução do cd, cartolina para jogo da dinâmica, praticar os presentes de indicativo.

ü  Aula de 40 min, dinâmica em sala circular, perguntas, contestações, respostas e adivinhações sobre o tema principal.

 

 

 

 

 

 

 

Ø  7

 

 

Conteúdo semanal - Matemática

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 Quarta - feira 04/05/2016

Conteúdo:

ü  1°aula Correção do dever de casa  exercícios do livro.

ü  2° aula Conceito de Ponto, reta e plano página 81.

 

Quinta-feira 05/05/2016

 

Conteúdo:

ü  Conceito de segmento de reta, semirreta e reta.

ü  Conceito de ângulo página 83.

Exercícios  página 82 Questões 24,25,26,27,28,29 e 31.

 


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