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Escola Alencar - Ceilândia

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Home Conteúdo Semanal 7º Ano (6ª Série)
7º Ano (6ª Série)

Atividades complementares e exercícios

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 Luxo e Pobreza nas Minas Gerais

- As descobertas de ouro e diamantesna região do atual estado de Minas Gerais, no final do século XVII, coincidiram com a crise da economia açucareira, provocada pela concorrência holandesa nas Antilhas.

-A mineração passou a ser a principal atividade econômica da colônia. Contudo, o açúcar continuou a ser uma importante fonte de receita para a metrópole, bem como a que provinha de outras atividades econômicas.

-Assim, a mineração não substituiu o cultivo e o benefício de cana de açúcar nem representou um período de enriquecimento da colônia. Apesar da descoberta das minas e veios auríferos, grande parte da maioria dos escravos passou a trabalhar nas minas, e não na lavoura. O resultado foi uma crise de abastecimento de alimentos e houve até alguns surtos de fome, em especial na região das minas.

TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS E CULTURAIS

-A mineração desenvolveu a vida urbana e criou espaço para o estabelecimento de artesãos, comerciantes, intelectuais, padres e funcionários públicos na colônia. Pela primeira vez, no Brasil, assistia-se ao crescimento mais significativo de uma camada social intermediária, formada por pequenos proprietários e trabalhadores livres, distinta dos setores sociais até então compostos por senhores e escravos. O fato de que a economia mineradora não necessitava de largos investimentos em mão de obra escrava como na economia açucareira na montagem dos engenhos, possibilitou o acesso de várias pessoas comcapital reduzido na região das  minas para explorar os veios auríferos. Até esse período, o eixo econômico da colônia girava em torno das fazendas produtoras de açúcar ou de outros gêneros, e as cidades haviam sido apenas um apêndice da vida no campo. Na economia mineradora, havia uma população livre e produtiva, formada por trabalhadores especializados ( feitores, artesãos) funcionários públicos (função reservada apenas para os brancos) , profissionais liberais ( advogados , cirurgiões etc.) e comerciantes. O afluxo de pessoas para a região da mineração foi também responsável pelo aparecimento da população marginalizada(ex escravos, pessoas pobres e  escravos fugidos) sem meios para ganhar a vida, sem o capital necessário para custear a própria aparelhagem da mineração ou garantir o direito a uma mina.

-Proprietários de grandes lavras: eram mineradores que possuíam grande número de escravos e conseguiam o direito de explorar as lavras.

-Contratadores: homens ricos que compravam da coroa portuguesa o direito de explorar e comercializar os diamantes.

-Grandes comerciantes: controlavam o comércio de gado, cavalos e de mulas. Também eram intermediários no fornecimento e no transporte de tudo aquilo que era necessário para os habitantes da região.

-Fazendeiros: “forneciam” alimentos para a população mineradora.

CAMADAS INTERMEDIÁRIAS:

-Faiscadores: mineradores que exploravam pequenas lavras.

-Roceiros: cuidavam de pequenas roças.

Alfaiates, Sapateiros, Profissionais liberais, Artistas em geral, Carpinteiros, Padres

MARGINALIZADOS:

“Andarilhos”: pessoas que percorriam as vilas em busca de esmola e comida.

Escravos alforriados.

Escravos.

Garimpeiros clandestinos.

ORGANIZAÇÃO POLÍTICA E ADMINISTRATIVA:

-Em 1702 foi criada a Intendência de Minas, que tinha como objetivos fiscalizar e dirigir a exploração de minérios e cobrar impostos. As minas eram consideradas propriedades do rei.

CONFLITOS – A GUERRA DOS EMBOABAS

-Foi um conflito armado entre paulistas e emboabas em uma disputa pelo controle da área mineradora (1707 – 1709). A guerra terminou com a vitória dos emboabas e a saída dos paulistas.As autoridades interviram na área mineradora criando vilas administrativas.

A COBRANÇA DE IMPOSTOS:

Controle da Coroa Portuguesa para evitar o contrabando doouro.

—Quinto: a quinta parte de todos os metais extraídos devia se entregue aos cofres da coroa.

—Capitação: per capita, isto é, uma cobrança de imposto de 17 gramas de ouro por escravo.

—Os mineradores que não possuíam escravos deveriam pagar uma taxa sobre si mesmo.

—Derrama: cobrança de impostos atrasados. A população deveria completar a cota de ouro com seus próprios recursos, caso a meta não fosse atingida.

—Cobrança de impostos: donos de oficinas, lojas e outros estabelecimentos.

 

EXERCÍCIOS

 

1)      Explique porque a mineração passou a ser a principal atividade econômica da colônia.

2)      Porque aconteceu uma crise de abastecimento de alimentos na colônia?

3)      Quais foram as transformações sociais e culturas na colônia que aconteceram com a mineração?

4)      Como se deu o aparecimento da população marginalizada na colônia com o surgimento da mineração? Quem eram os marginalizados?

5)      Como era constituída a sociedade na época da mineração na colônia?

6)      Como se deu a organização politica e administrativa na colônia na época da mineração?

7)      O que foi a guerra dos Emboabas?

8)      Quais eram os impostos cobrados pela coroa na época da mineração?

9)      Explique o que foi o Tratado de Methuen.

10)   O que contribuiu para dinamizar o desenvolvimento capitalista europeu?

11)   O que foi a Conjuração Mineira?

 

Atividades de Espanhol

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 PREGUNTAS ACERCA DE LA PELÍCULA ANILLO DE FUEGO

 

1-  ¿Cuáles son los personajes de la historia?

2-  ¿Cuál es el nombre de los monstruos y el significado de sus nombres?

3-  ¿Qué es el Círculo de Fuego (Anillo de Fuego del Pacífico)?

4- ¿Cuál es el nombre del robo principal de la película?

5-  ¿Cuál es el nombre de todos los Jaegers envueltos en la película?

6-  ¿Qué crees que convenció el piloto del Gipsy Danger a salir de la muraleja y volver al el Jaeger?

7-  ¿Cuál es el nombre del capitán y de los dos cientistas de proyecto Jaeger que están en la resistencia?

8-  ¿Qué Mako Mori tanto debe obediencia a el capitán?

9- ¿En tu opinión es posible que se pase en el mundo lo que se pasó en la película?

10-  ¿En tu opinión cual debería ser la otra final de la película, cuente brevemente?

 

Conteúdo semanal 24/08 a 26/08

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 25/08/2016

 

- Urbanização: Relações entre industrialização e urbanização (Caderno).

 

26/08/2016

 

- Urbanização e meio ambiente (caderno).

 

Conteúdo semanal espanhol

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 Ø  7º ano

Ø  13/05/2016

 

ü  Módulo 03 – páginas da 30 a 36.

ü  Utilizaremos quadro, pincel, livro didático de espanhol, cd player ou computador para reprodução do cd, caderno, lápis e caneta para aprender e treinar sobre vestuário. Correção das atividades

ü  Aula de 40 min, leitura e interpretação de textos do livro, adivinhação, tradução e indicação das peças do vestuário.

ü  Poetas espanhóis e poemas.

 

Ø  20/05/2016

 

ü  Correção dos exercícios, aplicação de mais exercícios sobre o vestuário, terminar a unidade das páginas 37 a 39 e discursar e treinar sobre o tema: Perifrásis de presente.

ü  Utilizaremos quadro, pincel, livro didático de espanhol, cd player ou computador para reprodução do cd, caderno, lápis e caneta para completar as lacunas de um poema.

ü  Aula de 40 min, leitura e discussão de dois poemas de dois escritores que tenham na sua essência Perifrásis de presente.

ü  Leituras individuais e coletivas.

 

Ø  27/05/2016

 

ü  Módulo 04 – páginas de 40 a 46.

ü  Utilizaremos dicionário, quadro, pincel, livro didático de espanhol, cd player ou computador para reprodução do cd, explicar e aprender sobre condições do tempo, clima, naturaliza.

ü  Aula de 40 min, leitura individual e coletiva acerca do tema resolução das atividades propostas pelo livro.

ü  Frases sobre as palavras chaves do tema no quadro.

 

 

 

 

 

Conteúdo semanal 02/05 - 04/05 Matemática

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 Segunda feira  02/05/2016

Conteúdo:

ü  Conceito de equação, incógnita e solução ou raiz  página 128.

ü  Definição de equação do 1° grau com uma incógnita página 132.

Exercícios

Página 132 questão 27.

Página 136 questão 35.

Quarta-feira 04/05/2016

Conteúdo:

ü  Equação do 1° grau com frações  página 137

Exercícios página 139 questão 37.

Última atualização em Seg, 16 de Maio de 2016 14:23
 


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