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Escola Alencar - Ceilândia

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Home Conteúdo Semanal 9º Ano (8ª Série)
9º Ano (8ª Série)

Relação de Conteúdo- Avaliação Global - III Bimestre

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 Ceilândia - DF, 13 de setembro de 2016.

Srs. Pais ou Responsáveis,

- Segue o cronograma data de aplicação e a relação de conteúdo das Avaliações Globais do III Bimestre/16.

 

9° ANO TURMA ‘A’ – MATUTINO

 

Disciplina

Dia

Conteúdo

 

 

Arte

Valor: 10,0 pontos

 

 

 

22/09

(Quinta-feira)

- Leitura e interpretação textual/ HQ: histórias em quadrinhos/ O desenho animado/ Direção de arte/ O homem e seu abrigo/ As cadeiras/ A moda.

 

 Obs.: Estudar pelo livro - págs.67 a 89, 92 a 111 e caderno.

 

Filosofia

Valor: 10,0 pontos

 

 

 

 

22/09

(Quinta-feira)

- Leitura e interpretação textual/ Poder e força/ O que é o Estado/ O Estado Moderno/ O pensamento liberal/ O Anarquismo.

 

 

 Obs.: Estudar pelo livro - págs. 58 a84 e caderno.

 

 

 

Matemática

Valor: 10,0 pontos

 

 

 

 

23/09

(Sexta-feira)

 

- Leitura e interpretação textual/ Trigonometria/ As razões trigonométricas/ Definição de seno, cosseno e tangente por meio de semelhança de triângulos/ Relação entre seno, cosseno e tangente/ Razões trigonométricas para ângulos de 30°, 45° e 60°.

 

Obs.: Estudar pelo livro - págs.238, 241, 243, 246,247 e caderno.

 

 

 

 

Espanhol

Valor: 10,0 pontos

 

 

23/09

(Sexta-feira)

 

- Lectura y textual de interpretación/ Músicas e internet/ Pronunciación: BS, PT, MN/ Ritmos e instrumentos musicales/ Pronombres complementos indirectos/ Apocope/ Los prefijos/ Tilde diacrítica/ La Película Anillo de Fuego.

 

Obs.: estudiarel libro Cap. 5  y  6  y caderno.

 

Português

Valor: 10,0 pontos

 

 

26/09

(Segunda-feira)

 

- Leitura e interpretação textual/ Regência verbal.

 

 

Obs.: Estudar somente pelo caderno.

 

 

Inglês

Valor: 10,0 pontos

 

 

 

26/09

(Segunda-feira)

 

 

- Reading and textual interpretation/ Present Perfect: Affirmative, negative and interrogative forms/ Adverbs (ever, already, never, yet and just).

 

 

To study pages: 98 a 115 and notebook.

 

História

Valor: 10,0 pontos

 

 

 

27/09

(Terça-feira)

 

- Leitura e interpretação textual/ Brasil: Da Democracia à Ditadura/ América Latina: Em busca da soberania.

 

 

 Obs.: Estudar pelo livro -  págs. 194a 210, 216 a 228 e caderno.

 

Ciências

Valor: 10,0 pontos

 

 

27/09

(Terça-feira)

 

- Leitura e interpretação textual/ O átomo: estrutura e identificação/A tabela periódica dos elementos químicos.

Obs.: Estudar pelo livro - págs. 212 a 229 e caderno.

 

 

Redação

Valor: 10,0 pontos

 

 

28/09

(Quarta-feira)

- Produção de um Poema.

 

 

 Obs.: Estudar somente pelo caderno.

 

 

 

Geografia

Valor: 10,0 pontos

 

 

 

28/09

(Quarta-feira)

- Leitura e interpretação textual/ O continente asiático/ Apresentando o continente asiático/ Ásia: Elementos naturais/ Aspectos da população asiática/ Integrações na Ásia.

 

Obs.: Estudar pelo livro - Unid. 6 – Cap. 1, 2,3e 4 e caderno.

 

*Favor providenciar os materiais necessários tais como: lápis (apontado), borracha, apontador, régua, lápis de cor e ser pontual,

 para que seu filho (a) obtenha o sucesso esperado.

 

 

Atenciosamente,

A Direção/ Coordenação.

 

 

 

 

 

Conteúdo semanal 23/08 a 26/08

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 23/08/2016 

 

- Exercícios de revisão para a avaliação parcial de Geografia.

 

- Avaliação parcial de Geografia.

 

 

Atividade de história

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 EXERCICIOS COMPLEMENTARES

 01 - No Brasil, a Primeira República (1889-1930), também conhecida como República Velha, caracterizou-se por:

a) eleições fiscalizadas pela justiça eleitoral.

b) amplo domínio das oligarquias.

c) voto direto, secreto e universal.

d) universalização do acesso ao ensino primário.

e) economia diversificada e autárquica.

 02 - Washington Luís administrou o país no período governamental que encerraria a:

(  ) Democracia

(  ) Redemocratização

(  ) Revolução Constitucionalista

(  ) República Velha

 03 - A política do café-com-leite foi um acordo firmado entre as oligarquias estaduais e o governo federal durante a República Velha para que os presidentes da República fossem escolhidos entre os políticos de:

a) São Paulo e Rio de Janeiro.

b) Brasília e Rio de Janeiro.

c) São Paulo e Minas Gerais.

d) Paraíba e Minas Gerais.

e) Minas Gerais e Espírito Santo.

 04 - O fim da Monarquia não representou a ascensão de profundas transformações no cenário social brasileiro. O crescimento dos centros urbanos, a crise da economia de agro exportação e, de maneira geral, a exclusão socioeconômica atingiram as populações do campo e da cidade, provocando rebeliões no decorrer da República Velha. Sobre essas rebeliões, é correto afirmar que

A) as primeiras notícias sobre lutas operárias no Brasil remontam ao Rio de Janeiro da primeira década do século XX, por ocasião da greve dos tipógrafos que reivindicavam aumento de salário.

B) o significativo crescimento das cidades brasileiras nas primeiras décadas do século XX como, por exemplo, São Paulo, foi acompanhado pelo incremento da atividade agrícola em sua periferia.

C) nos centros urbanos havia mais liberdade e uma maior circulação de ideias, possibilitando a maior organização e reivindicação dos trabalhadores em relação àqueles que se concentravam na área rural.

D) o movimento dos trabalhadores na Primeira República foi intenso e teve muitos momentos de grande mobilização, sendo o mais importante a greve geral de 1917.

E) o palco das maiores mobilizações de trabalhadores operários foi a cidade do Rio de Janeiro, que contou com o influxo da imigração estrangeira e da expansão cafeeira para impulsionar sua transformação em grande centro urbano no início do século XX.

 05 –( Para os amigos pão, para os inimigos pau; aos amigos se faz justiça, aos inimigos aplica-se alei.) LEAL, V. N. Coronelismo, enxada e voto. São Paulo: Alfa Omega. Esse discurso, típico do contexto histórico da República Velha e usado por chefes políticos, expressa uma realidade caracterizada

A) pela força política dos burocratas do nascente Estado republicano, que utilizavam de suas prerrogativas para controlar e dominar o poder nos municípios.

B) pelo controle político dos proprietários no interior do país, que buscavam, por meio dos seus currais eleitorais, enfraquecer a nascente burguesia brasileira.

C) pelo mandonismo das oligarquias no interior do Brasil, que utilizavam diferentes mecanismos assistencialistas e de favorecimento para garantir o controle dos votos.

D) pelo domínio político de grupos ligados às velhas instituições monárquicas e que não encontraram espaço de ascensão política na nascente república.

E) pela aliança política firmada entre as oligarquias do Norte e Nordeste do Brasil, que garantiria uma alternância no poder federal de presidentes originários dessas regiões.

 06 - O tema do Coronelismo é retratado em obras de escritores como Graciliano Ramos, José Lins do Rego e Jorge Amado, que procuraram demonstrar a dominação política do país pela oligarquia cafeeira. Esta era composta por grandes proprietários de terras que exerciam o monopólio do poder local. Os eleitores, ao votar de forma aberta, por meio do chamado “voto de cabresto”, eram obrigados a eleger os candidatos indicados pelo “coronel” e seus jagunços. Esta realidade é característica

A) da República Velha.

B) da Segunda República.

C) do Segundo Reinado.

D) da Era dos Extremos.

E) da Era Vargas.

 07 - Entre as principais características do modelo político adotado no Brasil durante a República Velha (1889-1930), destacaram-se

A) a política do Regresso Conservador, o militarismo e o voto censitário.

B) a “política dos governadores”, o coronelismo e o “voto de cabresto”.

C) o “parlamentarismo às avessas”, o clientelismo e o voto a descoberto.

D) a “política do café com leite”, o coronelismo e o voto secreto censitário.

E) a política de valorização do café, o populismo e o voto universal.

08 - O Tenentismo foi um movimento de contestação ao regime político vigente durante a República Velha (1889-1930). Apesar de serem portadores de uma ideologia difusa baseada em um vago reformismo, segundo as palavras do historiador Boris Fausto, os tenentes propunham como mudanças

A) a moralização do país, por meio do voto secreto e da maior centralização política.

B) o combate à corrupção eleitoral e o fim do regime republicano, a fim de eliminar o excessivo poder das oligarquias.

C) a reforma partidária, eliminando o pluripartidarismo e a defesa do voto aberto, como forma de expressão da vontade popular.

D) a implementação da democracia e do federalismo como forma de combater a máquina eleitoral dos "coronéis".

E) a defesa e criação do ensino obrigatório e a privatização das riquezas do subsolo nacional como forma de alcançar o progresso.

 09- O Movimento Tenentista foi um dos principais fatores de desestabilização da República Velha. Sobre esse movimento, é INCORRETO afirmar que

A) foi provocado pelo descontentamento da baixa oficialidade do Exército com suas condições de trabalho e com o sistema político do período, baseado no controle do poder pelas elites agrárias do País.

B) pregou, entre outras medidas, o voto secreto, a independência do Poder Judiciário e um Estado mais centralizado no Governo Federal.

C) caracterizou-se pela formação de Colunas, como a Coluna Prestes, agrupamentos militares rebeldes que atravessaram o País, procurando mobilizar a população contra o Governo Federal.

D) opôs-se à Aliança Liberal e à Revolução de 30, pois a maioria de seus integrantes via, em Getúlio Vargas e no grupo que ascendeu ao poder com ele, a continuidade dos mesmos vícios políticos do regime anterior.

E) teve, como principais líderes: Eduardo Gomes, um dos heróis da Revolta dos 18 do Forte de Copacabana; Luis Carlos Prestes e Miguel Costa, comandantes da famosa Coluna Miguel Costa-Prestes.

10 - No período final da República Velha, o agravamento da crise econômica, a eclosão de revoltas e levantes militares, o crescimento das camadas sociais urbanas, além do acirramento dos conflitos políticos devido à progressiva divisão das oligarquias dominantes formam o conjunto de fatores que provocaram a:

a) Revolução de 1930

b) República Juliana

c) Revolução Farroupilha

d) Guerra do Contestado

e) Revolta da Armada

11)- A respeito da República Velha podemos afirmar que:

a) foi um período de grande instabilidade política devido às diversas manifestações de trabalhadores rurais que ocorreram e tinham o propósito de acabar com o sistema eleitoral fraudulento.

b) as campanhas eleitorais tinham o objetivo de manipular os eleitores urbanos, pois estes lutavam por conseguir um pedaço de terra e se tornarem latifundiários.

c) havia um grande predomínio das oligarquias rurais sobre as populações, sendo os trabalhadores subordinados a votar nos candidatos dos coronéis.

d) as oligarquias buscavam apoio para seus candidatos nas classes que eram alfabetizadas e que não tinham sido maltratadas pelo trabalho no campo.

e) a política estava vinculada ao sufrágio universal e secreto, criando desta forma um campo amplo de democracia para todos, principalmente para o trabalhador rural.

12) A luta da Coluna e dos demais movimentos tenentistas era dirigida contra:

a) a política oligárquica.

b) o voto secreto e a reforma eleitoral.

c) os movimentos revolucionários messiânicos.

d) o nacionalismo econômico.

e) a legislação social e o movimento operário.

13)  No Brasil, na denominada República Velha, as oligarquias se eternizavam no poder graças ao controle:

a) das filiações partidárias através do voto secreto.

b) das eleições indiretas para os cargos majoritários.

c) da política dos governadores e da máquina do coronelismo.

d) do poder moderador que privilegiava o poder regional.

e) do voto universal que permitia a participação popular.

14) A Coluna Prestes, que percorreu cerca de 23 mil quilômetros no interior do Brasil entre 1924 e 1927, associa-se

a) ao florianismo, do qual se originou, e ao repúdio às fraudes eleitorais da Primeira República.

b) à tentativa de implantação de um poder popular, expressa na defesa de pressupostos marxistas.

c) ao movimento tenentista, do qual foi oriunda, e à tentativa de derrubar o presidente Artur Bernardes.

d) à crítica ao caráter oligárquico da Primeira República e ao apoio à candidatura presidencial de Getúlio Vargas.

e) ao esforço de implantação de um regime militar e à primeira mobilização política de massas na história brasileira.

15)- A crise da Bolsa de Nova Iorque, em 1929/1930, refletiu-se nos Estados Unidos e em todo o mundo, com exceção dos países componentes da URSS. No Brasil, a consequência política foi o(a):

a) Revolução de 1930, que derrubou a República Oligárquica.

b) início da política do "Café-com-Leite".

c) surgimento do Movimento Tenentista.

d) formação da Política dos Governadores.

e) revolta dos posseiros do Contestado.

16) - Contribuíram para a eclosão da Revolução de 1930:

a) o programa da Aliança Liberal, francamente favorável aos setores rurais e oligárquicos da República Velha.

b) a oposição de João Pessoa aos políticos aliancistas, fato que culminou com seu assassinato.

c) O apoio do Tenentismo ao governo de Washington Luís e a política oligárquica.

d) A vitória de Getúlio Vargas nas eleições e a ameaça de golpe pelos situacionistas.

e) A ruptura da Política do Café com Leite nas eleições de 1930, em decorrência da crise econômica que afetou o setor cafeeiro.

17) - No período da história brasileira denominado de República Velha (1889 -1930), os grupos oligárquicos exerceram pleno domínio sobre o processo político, o que pode ser exemplificado na(o):

a) predominância dos grandes estados, principalmente os ligados à economia agroexportadora.

b) política dos governadores, que isolou os estados das decisões políticas concentradas no governo federal.

c) aliança política entre os oficiais mais jovens, influenciados pelo Positivismo, e os grandes chefes políticos rurais.

d) participação permanente da oligarquia gaúcha no pacto café-com-leite.

e) apoio popular aos movimentos eleitorais de oposição como a Reação Republicana.

18)- O ano de 1922 foi um marco na transformação da sociedade brasileira, durante o qual se assistiu a diversos movimentos de contestação da ordem, além das comemorações do Centenário da Independência. Caracterizam a década de 1920 os seguintes acontecimentos históricos:

a) eclosão da Revolta da Vacina e crescimento da Aliança Liberal

b) instalação da Semana de Arte Moderna e organização dos sindicatos corporativistas

c) início da reforma urbana do Rio de Janeiro e instituição da Política dos Governadores

d) rebelião tenentista do Forte de Copacabana e fundação do primeiro partido comunista brasileiro

19)- A hegemonia política dos estados economicamente fortes e populosos, São Paulo e Minas Gerais, durante a República Velha, foi viabilizada através:

a) do apoio de grupos militares vinculados ao Tenentismo.

b) da política dos governadores que, articulando os governos estadual e federal, anulava totalmente a oposição.

c) de movimentos sociais populares de apoio ao Estado oligárquico.

d) da instituição do voto secreto e fim da representação proporcional.

e) da Constituição de 1891, que estabeleceu um Estado unitário e fortemente centralizado.

20)- A frase "façamos a revolução antes que o povo a faça", atribuída a Antônio Carlos, Presidente do Estado de Minas Gerais em 1930, revela alguns elementos a respeito do movimento que levou Getúlio Vargas ao poder e que ficou conhecido como "revolução de 30". Sobre este movimento, é correto afirmar que:

a)  foi liderado pelas oligarquias cafeeiras paulistas, descontentes com as diretrizes do governo de Washington Luís

b)  o movimento foi desencadeado, após a vitória de Getúlio Vargas nas eleições de 1930, pelas oligarquias descontentes com o resultado eleitoral

c)  a tomada do poder foi efetuada em nome da moralidade eleitoral e administrativa, que era o lema da campanha do tenentismo durante toda a década de 20

d)  representou a vitória de uma burguesia urbano-industrial sobre as oligarquias agro-exportadoras, com reflexos imediatos nas estruturas sociais brasileiras

21) - Oligarquia significa:

a) democracia e a garantia da igualdade

b) governo de poucos em benefício próprio.

c) monarquia e os poderes totais do rei

d) república e o governo que representava todas as pessoas

e) a população e as reivindicações por melhorias de vida.

 

 

Conteúdo semanal 02/05 a 06/05 - Matemática

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Quarta-feira 02/05/2016

Conteúdo:

ü  Conceito de função afim página 105.

ü  Gráfico de uma função afim  página 106.

Exercícios página 105  questões 26 e 28

 

Quarta-feira 04/05/2016

Conteúdo:

ü  Conceito de função linear página 108.

ü  Gráfico de uma função linear página 109.

Exercícios página 108 questão 32 e página 110 questões 34 e 38.

 

 

Sexta-feira 06/04/2016

Conteúdo:

ü  Estudo do sinal da função afim página 113.

ü  Estudo do sinal da função pela analise do gráfica página 114

ü  Resolução de inequações do 1°grau página 116.

Exercícios página 115 Questões 47,48 49 e 50. 

Última atualização em Seg, 16 de Maio de 2016 14:19
 

Conteúdo semanal

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 Artes

11-02 entrega e analise dos trabalhos com argila

Filosofia

12-02  finalização do cap. 01 e exercício da pág.13

 


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